sexta-feira, 18 de março de 2011

Bibliografia: Direito do Consumidor

Direito do Consumidor - também depende muito do concurso. No MPF, constumam cair as teses principais, nada que fuja muito do normal. Gosto do Livro do Leonardo Medeiros, que é bem direcionado para concurso. Também a obra de Felipe Peixoto Braga Neto, procurador da República, é bastante interessante. Se o concurso for MP estadual, é preciso tentar descobrir o viés do examinador. É importante não esquecer que as normas do CDC compõem o chamado microssistema de tutela coletiva, integradas com a lei da ação civil pública. Assim, se o concurso for de MP, é preciso ler também um livro sobre ação civil pública. E aí vem um problema: como meu mestrado é nessa área, tenho severas críticas a todos esses livros, muito fora da realidade. Uma visão sintética é interessante é a do Manual das Ações Constitucionais do Gregório Assagra de Almeida, descontado seu gosto por uma nova Summa divisio do direito (isso é uma ideia do doutorado dele, minoritária). Hugo Nigro ainda é a principal referência, mas pessoalmente tenho várias críticas á obra. A melhor, na minha opinião, embora já um pouco desatualizada, é Ricardo de Barros Leonel, da RT. Há também várias obras voltadas para concursos, com as quais, em razão de meu estudo nessa matéria ser mais profundo, eu tenho grandes ressalvas.

Amanhã, dicas de Direito Econômico

4 comentários:

  1. Doutro Edilson o livro de processo coletivo de Didier/Zaneti (volume 4) parece também bastante interessante?

    ResponderExcluir
  2. Doutor Edilson tudo bem?
    E o livro do Desembargador Sérgio Cavalieri, programa de direito do consumidor, é um bom livro?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. Vitorelli, meu nome é Harly e gostaria de saber o porquê das matérias contidas no programa do concurso para Procurador da República não obedecer a mesma ordem contida nos livros e nos manuais.

    Parabéns pelo seu blog. Está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  4. o livro de Nestor Tavora e Rosmar Rodrigues: CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL é um livro que se destaca neste tipo de concurso?

    ResponderExcluir